- Área: 160 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Pablo Casals Aguirre
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma residência situada em Maitencillo, uma região afastada da margem costeira e relacionada à área rural do local. Longe da agitação e do congestionamento de verão da praia, a casa se localiza em um terreno onde predominam as vistas para a cordilheira da costa, colinas e morros circundantes. O panorama marítimo se transforma em um fundo campestre, onde a vegetação de estatura média, original do entorno, acompanha e rodeia.
O partido do projeto nasce da orientação do terreno e da posição específica dos elementos do entorno: o desenvolvimento longitudinal do edifício se define em sentido norte-sul.
Na parte norte encontra-se a rua do condomínio e uma linha de terrenos que, graças à inclinação, se projetam sobre o lote da casa, e, por isso, optou-se, como primeiro gesto do projeto, por abrir a casa em seu primeiro sul, dando "as costas" para a rua, dividindo o projeto em duas alas através de um corredor. Os serviços ficam orientados para norte, enquanto os dormitórios e as salas de estar e jantar, para o sul.
Abrir os ambientes para o sul supõe algumas desvantagens e, ao mesmo tempo, oportunidades de projeto: uma luz indireta e filtrada, e, ao mesmo tempo, espaços mais frescos. É por isso que se toma como segundo gesto a utilização de uma claraboia norte que acompanha todo o corredor ao longo da casa, elemento que se encarrega de nutrir o espaço com luz natural durante grande parte do dia, além de aquecer de pouco a pouco os dormitórios nas noites frias.
O manejo da luz e o controle das vistas definem uma proposta de fachada que da à casa, em sua face mais exposta, um tratamento contínuo através de um ripado de madeira que se abre nos pátios correspondentes aos banheiros, deixando passar luz, mas bloqueando qualquer vista direta para o interior dos ambientes.
Esta casa foi projetada em função de um usuário específico: um casal de idosos e seu filho com problemas de mobilidade física, por isso o layout se desenvolve um único pavimento, levantando a casa sobre uma laje apoiada em pilares de madeira enterros na areia. Tal diferença de nível foi tratada com uma rampa no acesso e outra rampa que desce ao pátio. Desta forma, a proposta da casa sugere a convivência entre a fisionomia do terreno e uma planta estendida sobre seu lado mais longo.